1.10.06

BEM-VINDO A COMPANHIA DE TOM PETTY




















TOM PETTY - HIGHWAY COMPANION (2006)

Tom Petty reaparece neste ano com mais um disco carregado de violões, em canções muitas vezes bucólicas e contemplativas, enquanto outras te fazem bater o pé ao seu ritmo.

Saving Grace abre Highway Companion dando uma amostra de como o blues pode ser modernizado sem perder sua essência. Os violões de Square One e Flirting With Time me passaram uma sensação de dèjá vu, pois parecer terem saído do disco Wildflowers (1994). Tom Petty traz uma característica recorrente nas suas composições : refrões que grudam na cabeça e fazem até os mais timidos balbuciarem suas palavras. Esses refrões aparecem em Big Weekend, Night Driver, na já citada Flirting With Time e com o passar de várias audições você está cantando outros refrões sem perceber.
Down South é uma viagem de ônibus rumo as plantações de algodão do delta do Mississippi, os raios solares se degladiando com nuvens carregadas no céu, mas que parecem esperar o momento certo pra desaguar.

Roy Orbison, ex-parceiro de Traveling Wilburys, deve ter inspirado Petty em fazer Damage by Love. Enquanto Jack carrega uma levada climatizante, além de uma guitarra a la J.J. Cale. Outro companheiro de Wilburys, Jeff Lynne, aparece na produção do disco – que é co-creditada a Tom Petty e o inseparável Heartbreaker Mike Campbell – o que serve para abrilhantar o disco que leva apenas a assinatura de Petty. Mas a porção do tempero Heartbreakers começa ganhar maior destaque a partir de Turn This Car Around. O piano em This Old Town deixa sua marca, sendo uma das melhores faixas do álbum. O timbre da guitarra solo de Ankle Deep é surreal. Para fechar o disco, Petty registra The Golden Rose, que poderia muito bem ser uma faixa de The Last DJ, de 2001, e um dos melhores álbuns de Tom Petty and the Heartbreakers.
Highway Companion talvez por ser mais introspectivo não será um dos mais marcantes da carreira de Tom Petty, terá seus hits que serão figurantes em uma próxima coletânea, mas é muito mais radiofônico do que o é que considerado música boa para as rádios.
Adquira sem pestanejar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Agora sim!!!!!!!!!!!!!!
Agora sim você acertou!!
Era isso que eu queria, o que eu imaginava que seria a sua cara, seria um blog deste tipo, não li ainda, só por alto, peço perdão pelo atrazo da visita, mas fico muito feliz, o nome, a idéia, se você conseguir manter um espaço como esse só falando de música, a gente ganha com isso, a gente quem? (todo mundo que por uma via ou outra acabar entrando aqui)
Abraço!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Sobre o Tom Petty o que tenho a dizer é que as vezes a gente escuta muita coisa nova e não sabe que ali tem muita coisa que os "seus ídolos atuais" usam, chupam, adoram e copiam!
Abraço!